
b) Desenvolvimento das Actividades do Manual:
1-O que explica os ritmos diferentes de desenvolvimento é a maturação que varia de espécie para espécie. Cada ser de acordo com a sua espécie até atingir as dimensões e características adequadas depende das condições e do meio que se encontra inserido sejam elas ambientais, culturais ou cognitivas. A maturação é o crescimento e o desenvolvimento cognitivo e biológico que cada espécie tem para atingir determinado estádio.
2-Os estudos de Goddard tentaram provar que a hereditariedade é determinante no desenvolvimento do ser humano, gerando bons ou maus indivíduos de acordo com os genes. No caso da família Kallikak sendo o pai comum deveria haver um meio-termo na formação dos indivíduos, mas Henry Goddard não teve em consideração o meio ambiente cultural e económico de cada mãe que na minha opinião marcou a diferença da formação dos indivíduos. O estudo de Goddard tinha como base os genes e a sua transmissão hereditária na formação dos indivíduos e foi essa teoria que ele teve em consideração no caso analisado da família Kallikak.
3-“Dêem-me um bebé e eu farei dele o que quiser, um ladrão ou um juiz, um pistoleiro ou um médico…” segundo Watson o comportamento é observável não considera o pensamento nem os sentimentos. A aprendizagem e o desenvolvimento do indivíduo tem a ver com o condicionamento clássico desta forma os homens são construídos, sendo o meio ambiente o responsável pelo seu comportamento, pensamento e forma de estar.
4-Os argumentos utilizados pelos defensores de hereditariedade seriam de que a genética da criança deveria ser inferior pelo que desta forma não permitiu a sua evolução. Já a posição dos defensores do meio ambiente seria que o isolamento condicionou a sua aprendizagem e a falta de socialização fez com que não tivesse um modelo para imitar, já que é na infância que ocorre uma maior facilidade de aprendizagem, interiorização de comportamentos e sentimentos. A cultura, o convívio e o relacionamento com o outro, contribui para a formação e a construção do homem, como o menino selvagem não usufruiu desse convívio, não evoluiu tendo adquirido os hábitos do meio ambiente em que vivia idênticos aos dos animais da floresta tendo sido essa a forma que o permitiu sobreviver.
5-Para mim o que tem mais influência no processo de aprendizagem é nurture, pois os factores biológicos, maturacionais, psicológicos, sociais, ambientais e históricos tem influência no desenvolvimento do homem, e eu acredito que a aprendizagem é adquirida ao longo da vida e que todos os dias contribuímos para o nosso conhecimento adquirido, sendo o indivíduo visto como uma unidade biopsicossocial.
6-a) Discordo -b) Concordo - c) Concordo muito - d) Discordo muito e) Discordo - f) Concordo
Bibliografia:
Tavares José; Pereira Anabela; Gomes Ana; Monteiro Sara e Gomes Alexandra em Manual de Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem – Porto Editora ano de 2007 – Capítulo 2

Postar um comentário